domingo, 14 de março de 2010

Cheiros da minha infância...

Cheiros de saudade...

Cheiros que me acompanharão pela vida fora.

Cheiro da minha mãe ao acordar-me pela manha!

Cheiro do pequeno-almoço daquela casa que já não é nossa.

No inverno...
O cheiro do fumo que sai pelas chaminés...
O cheiro da lareira acesa...
O cheiro da água que está aquecer ao lume num lato.
O cheiro do fumeiro...
Da carne assada...
Da rua molhada...
O cheiro do pêlo molhado do meu cão que teimava em por as patas sujas em cima de mim.

Na primavera...
O cheiro da erva a crescer...
Das flores a florescer...
Das árvores a desabrochar...
Da casa arejada...
Das ruas com flores...
Dos animais espalhados pelos lameiros...

No verão...
O cheiro das festas...
O cheiro dos fardos,
Do feno,
Da erva seca,
Do trigo...
O cheiro dos emigrantes.
Dos livros novos no regresso a escola.

No outono...
Cheiro da vindimas,
Das merendas...
Do vinho no lagar.
Das folhas em decomposicão.
Das rimas de lenha acabadas de empilhar.
Das castanhas assadas.
Das pessoas nos serões em casa um dos outros!

Há cheiros que marcam uma vida!
Há cheiros que nos acompanham pela vida!

1 comentário:

  1. Há cheiros que já mais se dispersam...
    O teu cheiro... uhm... aroma delicioso...
    Não me sai do olfacto.
    Doce, suave... Como tu. Simples mas tão valiosa.
    :-)
    Que o teu cheiro me acompanhe por toda vida...
    EUTB

    ResponderEliminar