Mostrar mensagens com a etiqueta Portugal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Portugal. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A Raia no Canal "História"



O canal "História" acaba de iniciar, em terras portuguesas, as filmagens da ambiciosa série documental de produção própria, "A Raia".

Com a participação do ator português, Pedro Pernas e do espanhol, Miguel Ángel Tobías, esta produção vai percorrer ao longo de 6 capítulos, a fronteira entre Portugal e Espanha. 

A Raia, é o nome dado popularmente à fronteira entre Portugal e Espanha. Apesar de serem países vizinhos, são ainda desconhecidos entre si. O canal acaba de iniciar as filmagens nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real e espanholas, nas cidades de Pontevedra e Ourense. 

Durante as próximas semanas, as gravações decorrem em Portugal, em Bragança, Vilar Formoso, Monsanto e em Espanha em Zamora, Salamanca e Cáceres. «"A Raia" combinará elementos históricos e culturais com entretenimento. O principal objetivo desta série é criar uma ponte de união entre Portugal e Espanha, dois países que, apesar de serem vizinhos, são ainda desconhecidos entre si. 

"A Raia", composta por 6 capítulos de aproxidamente 30 minutos, tem estreia prevista para o início de 2013. Esta série documental de produção própria, segue os princípios de roadshow e conta a história através de uma viagem de carro de dois aventureiros, um português, Pedro Pernas e outro espanhol, Miguel Ángel Tobías, feita por toda a fronteira entre Espanha e Portugal. Não se conhecem, mas vão ter que partilhar um veículo, 2.000 km de estrada e aprender a conviver da mesma forma que as localidades e pessoas próximas da Raia, bem como descobrir histórias, lugares curiosos, gastronomia, música e tradições. 

O ator Pedro Pernas refere que «uma série como "A Raia" é uma aventura para um ator. Até ao momento sempre interpretei personagens. Agora tenho que interpretar Pedro Pernas e espero que saia bem. Li grande parte do que vamos gravar e já sei que vai ser um trabalho muito duro. De qualquer forma, gravar conteúdos para o canal "História" é um luxo. Vamos conhecer a história, tradições, acontecimentos curiosos, gastronomia e sobretudo as pessoas que habitam a raia de um lado e de outro da fronteira». 

Para Miguel Ángel Tobías, produtor, realizador e condutor de "A Raia", «participarmos numa série como esta é um desafio profissional». «Já filmei em locais muito complicados do planeta como Haiti, depois do terremoto, ou no Saara – explica, mas o facto de gravar o nosso percurso por toda a fronteira entre Espanha e Portugal sem parar, durante mais de um mês, para captar a essência da viagem, é uma loucura. Contudo, não há outra forma de fazê-lo se queremos mostrar a aventura real que Pedro e eu vamos viver. Esperam-nos centenas de quilómetros e muitas histórias para contar. Uma gravação apaixonante».

In Rádio Fronteira

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PS Mogadouro reivindica a Ponte Internacional

A concelhia socialista de Mogadouro quer ver construída a Ponte Internacional Ventuzelo-Mazueco.
A luta já leva vários anos nos dois lados da fronteira, mas tão tem surtido efeito.
Agora, são os próprios representantes locais do partido que suporta o Governo Português a reivindicar esta ligação.
O presidente da concelhia socialista salienta a importância da ponte para as duas regiões.
“É uma luta que não podemos perder porque vai-nos fazer uma ligação directa a Salamanca para desenvolver relações ao nível social, económico e cultural entre a nossa comunidade aquela raia espanhola” refere Miguel Rito, acrescentando que “esta é uma luta na qual todos temos de nos unir e não pode haver partidos a fazer disto um filho”.
Há dez anos que o alcaide de Mazueco luta por esta infra-estrutura.
José Vicente está convencido que o problema é a falta de vontade política dos dois Governos e teme que o adiar do projecto possa significar o agravar do despovoamento da região.
“Acho que há uma falta de vontade politica por parte dos Governantes. Antes só podia culpar o Governo Regional ou o Governo Espanhol, mas ultimamente dou-me conta de que o Governo Português também não se informa muito de uma ponte” que para o autarca seria “vital para o desenvolvimento dos dois lados da fronteira porque são as regiões mais desfavorecidas tanto de Espanha como de Portugal e na verdade pode ser que seja o final, a curto prazo, destas povoações”.
O deputado socialista na Assembleia da República e presidente da Federação Distrital do PS não esconde que a Ponte Internacional Ventuzelo-Mazueco não é uma prioridade para o Governo Português.
“No todo nacional e também no que concerne ao distrito de Bragança, temos outras prioridades. A principal, junto do Governo Espanhol, é que a auto-estrada entre a fronteira de Quintanilha e Zamora seja uma realidade o mais rapidamente possível” refere Mota Andrade, acrescentando, por outro lado, que outra das prioridades com o país vizinho é “definir definitivamente como é que o IC5 vai ligar Portugal a Espanha”.
O deputado salienta também que, para a concretização deste projecto, tem de haver vontade por parte dos dois Governos.
Fonte Brigantia

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Vida da TRETA!

Portugal mais pobre!
Um grande ACTOR!
Desaparece o HOMEM...
Fica a OBRA.
Até SEMPRE TONI!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Mais actual que nunca

Tudo tem um fim

Cor
Emoção
Alegria
Adrenalina
Mundial
Vermelho
Verde
Vuvuzelas
Navegadores
Espanha
Villa
Portugal
Queiroz
Hugo Almeida
Eduardo
Mundial
FIM.

segunda-feira, 21 de junho de 2010