Mostrar mensagens com a etiqueta Reis. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Reis. Mostrar todas as mensagens

domingo, 9 de janeiro de 2011

Caretos de Baçal

Caretos de Baçal saíram à rua para participar na Festa dos Rapazes e no Dia dos Reis. Primeiro, os rapazes juntam-se na missa, depois, reunem-se com o mordomo. Colocam as máscaras e vestem-se para a festa. As roupas não são domingueiras, são carnavalescas, e as máscaras, tanto podem ser de rostos humanos, como de animais ou do diabo. A partir daí tudo é permitido. É a Festa dos Rapazes transmontanos.
A Festa dos Rapazes perde-se na memória dos tempos. Relacionada com o solstício de inverno e aparentada com um rito de passagem para a vida adulta, esta festa, dos rapazes que ainda não casaram, tem sofrido a erosão dos tempos mas o essencial permanece.
Na aldeia de Baçal, em Bragança, não há baile de verão, Natal ou passagem de ano comparável ao fervilhar dos Reis, quando, durante três dias, irrequietos mascarados põem a população em alvoroço.
Ontem passei por lá e registei um pouco deste ritual que alguns apelidam de "Inverno Mágico".














(Fotos Rabialba)