Mostrar mensagens com a etiqueta Tradições. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Tradições. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 21 de julho de 2015

Tradições de Inverno candidatadas a Património Imaterial da Humanidade

(Foto retirada da net)

Volvidos quase 10 anos, encontra-se em fase de preparação uma nova candidatura das tradições de Inverno a património imaterial da humanidade. A Brigantia sabe que já foram dados os primeiros passos nesse sentido e António Pinelo Tiza, presidente da Academia Ibérica da Máscara, avançou que está a ser preparada a inscrição no Registo Nacional do Património Imaterial das festividades de Inverno. Tiza tem dúvidas quanto à viabilidade de uma candidatura conjunta dos municípios do nordeste, embora considere que estes têm um papel fundamental neste processo, enquanto representantes do poder local. “São as câmaras que têm de tomar em mãos este trabalho, digo isto à falta de um organismo abrangente que pudesse fazê-lo. Esse organismo não existe, o que existia eram os governos civis, mas acabaram há quatro anos. O que temos é o poder central e o poder local e, não havendo um poder intermédio, terão de ser os municípios”, salienta. Após uma primeira candidatura ibérica de Bragança e Zamora, em 2006, que acabou por não vingar, os procedimentos mudaram e a candidatura a património imaterial da UNESCO passa hoje por um reconhecimento nacional prévio e, só depois desse passo, será possível uma candidatura a património da humanidade. Nesse sentido, “está já a ser desenvolvido um trabalho em conjunto com a Direcção Regional da Cultura do Norte e que vamos levar por diante”, sublinha o presidente da AIM. As tradições e festividades de inverno são uma realidade transversal ao distrito, contudo, com idiossincrasias muito próprias enraizadas em cada município e que diferem entre si. Consciente das diferenças, António Carneiro, do grupo de caretos de Podence, rejeita divisionismos, mas considera que uma candidatura desta tradição tem mais possibilidades de vingar sozinha do que englobada numa candidatura conjunta, alargada às outras tradições de inverno da região nordestina. “O grupo de caretos, com toda a modéstia, contribuiu para que outras tradições do distrito que estavam quase extintas dessem o salto e criassem novas dinâmicas”, refere. Apoiada pelo município de Macedo de Cavaleiros, que já considerou os caretos de Podence de “interesse municipal”, esta candidatura dará agora entrada no Registo Nacional do Património Imaterial de Portugal, o que significa que o distrito poderá vir a ter duas candidaturas a património imaterial da Unesco. Para o presidente da Câmara Municipal de Bragança, uma iniciativa isolada é um cenário que fará pouco sentido e sublinha que a possibilidade de uma candidatura conjunta se encontra em análise ao nível da comunidade intermunicipal de Terras de Trás-os-Montes. O autarca acredita numa candidatura que abranja as diferentes sensibilidades existentes e as especificidades culturais de cada terra. Os próximos tempos serão por isso decisivos no que diz respeito a uma candidatura alargada a património imaterial da humanidade das tradições de inverno do nordeste. 

Escrito por Brigantia. 

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Autarquia projecta Museu Arqueológico

A Câmara de Mogadouro vai investir cerca de um milhão e trezentos mil euros na construção de um museu arqueológico.
O equipamento vai ficar instalado na zona histórica da vila, a partir de um conjunto de casas cedidas à autarquia.
O presidente da Câmara espera que o museu esteja a funcionar dentro de um ano e meio.
“Ainda estamos a ultimar o projecto do museu arqueológico municipal que tem estado sujeito a algumas adversidades pois o IPPAR recusou o primeiro que fizemos”, explica Moraes Machado, acrescentando que “a Direcção Regional da Cultura do Norte tomou conta do projecto e estamos a realizá-lo em parceria”. “Dentro de um ano e meio devemos ter um museu arqueológico totalmente integrado na zona histórica da vila”, avança o autarca.
Do espólio deste museu vão fazer parte as 40 peças arqueológicas que foram entregues na passada quarta-feira pela Direcção Regional da Cultura do Norte ao município resultantes de escavações desenvolvidas em Salgueiral. “As peças foram recuperadas e estavam armazenadas na Direcção Regional mas entendemos que é muito mais interessante passarem a fazer parte do espólio da câmara municipal e poderem ser expostas no futuro museu cujo projecto de arquitectura está a ser feito”, refere a directora regional, Paula Silva.

Além da entrega das peças, a Câmara de Mogadouro e a Direcção Regional da Cultura do Norte assinaram um protocolo de cooperação para desenvolver trabalhos de investigação científica nos locais arqueológicos de Pradinhos e Salgueiral, nos próximos dois anos.

In: Jornal Nordeste

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Feira Burros Azinhoso



Sábado, dia 8 de Setembro de 2012
Local: Aldeia de Azinhoso, Concelho de Mogadouro.
14h30: Encontro dos participantes no café da aldeia.
Passeio de Burro em albarda tradicional em volta da aldeia de Azinhoso.
16h30: Merenda Tradicional.
20h00: Jantar-Convívio (gratuito para os participantes no passeio de burro).

Domingo, dia 9 de Setembro de 2012 
Local: Aldeia do Azinhoso, concelho de Mogadouro.
08h30: Chegada dos criadores e seus burros.
10h30: Missa em honra da Nª. Sª da Natividade.
11h30: Gincana de Burros.
12h30: Almoço-Convívio.
14h30: Mostra e Desfile de Burros.
15h30: Entrega de troféus e prémios de participação.
16h00: Festa Popular.

In: AEPGA

terça-feira, 28 de agosto de 2012

“Auto da Criação do Mundo” representado em Mogadouro




O “Auto da criação do Mundo” subiu ao palco do auditório ao ar livre do parque da vila, em Mogadouro.
O objectivo foi recuperar o texto para que nunca mais se perca.
Do grupo de teatro fizeram parte 43 actores amadores, a maioria residentes em Urrós.
A actividade resulta do “Ciclo da Natividade em Trás-os-Montes”.

In Nordeste TV

segunda-feira, 30 de maio de 2011

quarta-feira, 27 de abril de 2011

segunda-feira, 21 de março de 2011

quarta-feira, 2 de março de 2011

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

sábado, 22 de janeiro de 2011

S. Vicente das Bôlas!

Faz parte da tradição que nesta festa, haja bolas feitas da massa do pão e fritas numa frigideira.
A melhor parte é mesmo o polvilhado de açúcar e canela!
De comer e chorar por mais!
Estas estão uma delicia!





(Fotos Rabialba)

Hoje dia de S. Vicente

Apesar do muito frio, o Gaiteiros já andam a animar as ruas com a sua arruada!

(Fotos Rabialba)

domingo, 9 de janeiro de 2011

Caretos de Baçal

Caretos de Baçal saíram à rua para participar na Festa dos Rapazes e no Dia dos Reis. Primeiro, os rapazes juntam-se na missa, depois, reunem-se com o mordomo. Colocam as máscaras e vestem-se para a festa. As roupas não são domingueiras, são carnavalescas, e as máscaras, tanto podem ser de rostos humanos, como de animais ou do diabo. A partir daí tudo é permitido. É a Festa dos Rapazes transmontanos.
A Festa dos Rapazes perde-se na memória dos tempos. Relacionada com o solstício de inverno e aparentada com um rito de passagem para a vida adulta, esta festa, dos rapazes que ainda não casaram, tem sofrido a erosão dos tempos mas o essencial permanece.
Na aldeia de Baçal, em Bragança, não há baile de verão, Natal ou passagem de ano comparável ao fervilhar dos Reis, quando, durante três dias, irrequietos mascarados põem a população em alvoroço.
Ontem passei por lá e registei um pouco deste ritual que alguns apelidam de "Inverno Mágico".














(Fotos Rabialba)

terça-feira, 28 de dezembro de 2010