quarta-feira, 19 de junho de 2013

Faz 35 anos!

O gato Garfield, preguiçoso, sarcástico, guloso, que adora dormir e comer lasanha e pizza, celebra esta quarta-feira 35 anos, desde que a primeira tira de banda desenhada foi publicada em 41 jornais norte-americanos.
A personagem foi criada por Jim Davis e em 2002 valeu-lhe um recorde do Guiness, por ser a banda desenhada mais publicada em jornais de todo o mundo, ultrapassando, na altura, as 2.500 publicações em simultâneo.
Jim Davis, de 67 anos, cresceu numa quinta no Indiana (EUA) rodeado de mais de 20 gatos, e desde cedo mostrou que tinha jeito para desenhar.
As primeiras tiras de BD que publicou, "Gnorm Gnat", baseavam-se em todo o tipo de insetos, mas não tiveram muito sucesso. Foi preciso recuar à infância, e aos tempos em que conviveu com tantos gatos em casa, para descobrir a fonte de inspiração que o tornou mundialmente conhecido.
Desenhou então um gato laranja, gordo e resmungão, que adora dormir, como personagem para histórias protagonizadas pelo dono, Jon Arbuckle, mas depressa Garfield ganhou protagonismo e passou a estrela das tiras diárias.
Batizado com um dos nomes do avô - James Garfield Davis - Garfield começou por aparecer em 41 jornais norte-americanos. Em 1982 eram mil jornais, incluindo já imprensa estrangeira, e em 1987 subiu para dois mil.
A par da banda desenhada, Jim Davis viu crescer todo um império em torno daquela personagem, facilmente de identificar e de compreender em diferentes línguas e culturas: Foram criadas séries televisivas, filmes, telefilmes, jogos de computador e dezenas de produtos com a marca do gato, como canecas, cartazes e peluches.

Garfield foi ainda usado em publicidade, associado a marcas como McDdonald's, American Express, Kellog's e Campbell's.

In: Jornal Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário