quarta-feira, 19 de junho de 2013

Autarquia projecta Museu Arqueológico

A Câmara de Mogadouro vai investir cerca de um milhão e trezentos mil euros na construção de um museu arqueológico.
O equipamento vai ficar instalado na zona histórica da vila, a partir de um conjunto de casas cedidas à autarquia.
O presidente da Câmara espera que o museu esteja a funcionar dentro de um ano e meio.
“Ainda estamos a ultimar o projecto do museu arqueológico municipal que tem estado sujeito a algumas adversidades pois o IPPAR recusou o primeiro que fizemos”, explica Moraes Machado, acrescentando que “a Direcção Regional da Cultura do Norte tomou conta do projecto e estamos a realizá-lo em parceria”. “Dentro de um ano e meio devemos ter um museu arqueológico totalmente integrado na zona histórica da vila”, avança o autarca.
Do espólio deste museu vão fazer parte as 40 peças arqueológicas que foram entregues na passada quarta-feira pela Direcção Regional da Cultura do Norte ao município resultantes de escavações desenvolvidas em Salgueiral. “As peças foram recuperadas e estavam armazenadas na Direcção Regional mas entendemos que é muito mais interessante passarem a fazer parte do espólio da câmara municipal e poderem ser expostas no futuro museu cujo projecto de arquitectura está a ser feito”, refere a directora regional, Paula Silva.

Além da entrega das peças, a Câmara de Mogadouro e a Direcção Regional da Cultura do Norte assinaram um protocolo de cooperação para desenvolver trabalhos de investigação científica nos locais arqueológicos de Pradinhos e Salgueiral, nos próximos dois anos.

In: Jornal Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário