domingo, 9 de janeiro de 2011

Caretos de Baçal

Caretos de Baçal saíram à rua para participar na Festa dos Rapazes e no Dia dos Reis. Primeiro, os rapazes juntam-se na missa, depois, reunem-se com o mordomo. Colocam as máscaras e vestem-se para a festa. As roupas não são domingueiras, são carnavalescas, e as máscaras, tanto podem ser de rostos humanos, como de animais ou do diabo. A partir daí tudo é permitido. É a Festa dos Rapazes transmontanos.
A Festa dos Rapazes perde-se na memória dos tempos. Relacionada com o solstício de inverno e aparentada com um rito de passagem para a vida adulta, esta festa, dos rapazes que ainda não casaram, tem sofrido a erosão dos tempos mas o essencial permanece.
Na aldeia de Baçal, em Bragança, não há baile de verão, Natal ou passagem de ano comparável ao fervilhar dos Reis, quando, durante três dias, irrequietos mascarados põem a população em alvoroço.
Ontem passei por lá e registei um pouco deste ritual que alguns apelidam de "Inverno Mágico".














(Fotos Rabialba)

1 comentário:

  1. Estas imagens diabólicas e misteriosas que todos os anos desde épocas que se perdem no tempo saem à rua, são as raízes, é o folclore, são valores que muitos já não valorizam, já perderam, lhe chamam "saloio"...
    Cá para mim, não há nada que nos ensine mais do que tudo o que os nossos antepassados nos deixaram...
    São festas como esta, que tu (Rabialba) aqui nos trazes, para mostrar ao Mundo que existimos, que ali houve gentes, momentos,... e nos deixaram, história, valores, conhecimentos... Beleza.
    É com muito prazer que digo... sou um "saloio" de Trás-Os-Montes, terra cheia de tradições, simbologia, sabedoria e pessoas especiais... como Tu.
    Parabéns pelas fotos.

    ResponderEliminar