quinta-feira, 5 de julho de 2012

Resort em Vila de Ala


O concelho transmontano de Mogadouro vai receber um hotel de charme de quatro estrelas, com um investimento privado de sete milhões de euros, e que prevê criar 30 postos de trabalho especializado.

Segundo os promotores do empreendimento turístico, o projeto, hoje apresentado naquela vila transmontana, consiste num hotel e acampamento turístico de quatro estrelas, cujo investimento deverá começar a ser feito em setembro, com conclusão prevista para meados de 2014.

"O projeto demorou cerca de cinco anos a amadurecer, já que se trata de um investimento arriscado. Por este motivo, tem de ser tudo bem ponderado", disse José Oliveira, administrador da Mogaequestre, a entidade promotora do projeto.

O "Douro Equus Resort Natur" abrange ainda um centro hípico e um "biocampus", que ficará instalado numa área de 22 hectares de terreno, cedido pela freguesia de Vila de Ala, concelho de Mogadouro, localidade aonde se situará todo o complexo.

A vertente equestre da iniciativa turística é uma mais-valia, já que vai ser também um espaço destinado aos amantes dos desportos a cavalo, prevendo-se mesmo a organização de provas internacionais naquele espaço.

"A proximidade do IC5 foi um fator decisivo para o avanço do projeto. Quando tivemos a certeza que a construção daquela via iria avançar, decidiu-se avançar com a iniciativa. Estamos a cerca de duas horas de viagem do litoral norte e do Grande Porto", disse o empresário.

Para o presidente da Câmara de Mogadouro, Moraes Machado, este investimento representa a criação de postos de trabalho numa região essencialmente agrícola.

"A construção deste empreendimento vai fixar mão-de-obra especializada no concelho e na freguesia de Vila de Ala, em particular", acrescentou o autarca.

O projeto conta com o apoio e a orientação do Turismo do Porto e Norte de Portugal, que olha para a iniciativa como uma forma de canalizar os mais de três milhões de turistas que visitam anualmente a região Norte.

Os objetivos estratégicos do "Douro Equus Resort Natur" passam por desenvolver o turismo equestre integrado no programa de valores ecológicos e pedagógicos, dada a crescente procura deste tipo de turismo a nível mundial.

Por outro lado, a divulgação da gastronomia e os vinhos locais, num espaço qualificado e com recursos humanos adequados é outro dos objetivos.

A criação de um " Biocampus" será fundamental para a divulgação da fauna e flora da região, já que a unidade turística ficará situada junto ao Parque Natural do Douro Internacional. 
              
                                                                                                              In Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário