sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Escavações Arqueológicas no Castelo dos Mouros, em Vilarinho de Galegos


De 11 a 22 de Julho decorreu a I campanha de escavações arqueológicas no Castelo dos Mouros, em Vilarinho de Galegos. Sob a coordenação científica de António P. Dinis e codireção de Emanuel Campos, os trabalhos contaram com a participação de 9 alunos da Licenciatura em Arqueologia, da Universidade do Minho e de 2 trabalhadores cedidos pela Junta de Freguesia local.

As escavações arqueológicas, suportadas financeiramente pela Câmara Municipal de Mogadouro, integram-se num projeto multidisciplinar, com a duração de 4 anos, centrado no estudo e valorização daquele importante sítio arqueológico, verdadeiro ex-libris de Vilarinho dos Galegos.

Os trabalhos de escavação compreenderam 8 sondagens, distribuídas pelo complexo sistema defensivo e por uma hipotética zona habitacional, pontos fulcrais para a caracterização do sítio.

Os resultados conseguidos superaram as expectativas, já que permitiram identificar o perímetro de um poderoso torreão que flanqueava uma das entradas, caracterizar a imponente muralha, com paramentos exteriores ainda bem conservados, confirmar a longa duração de ocupação do sítio e recolher indícios de práticas metalúrgicas, atividade que poderá justificar o aparato defensivo do castro.

Do espólio recolhido, maioritariamente composto por cerâmicas de construção e de uso doméstico, destacam-se diversos fragmentos de mós, em granito, uma pequena chapa, de bronze, 2 cavilhas e um punhal ou foice, de ferro, 2 pedaços de vidro romano, de cor esverdeada e vários fragmentos de sigillata (cerâmica fina romana), um deles com decoração e cronologia provável do séc. III/IV, o que em conjunto com os vidros indicia o abandono tardio do castro de Vilarinho dos Galegos.


Fonte: Mogadouro.com

Sem comentários:

Enviar um comentário