O canal "História" acaba de iniciar, em terras portuguesas, as filmagens da ambiciosa série documental de produção própria, "A Raia".
Com a participação do ator português, Pedro Pernas e do espanhol, Miguel Ángel Tobías, esta produção vai percorrer ao longo de 6 capítulos, a fronteira entre Portugal e Espanha.
A Raia, é o nome dado popularmente à fronteira entre Portugal e Espanha. Apesar de serem países vizinhos, são ainda desconhecidos entre si. O canal acaba de iniciar as filmagens nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real e espanholas, nas cidades de Pontevedra e Ourense.
Durante as próximas semanas, as gravações decorrem em Portugal, em Bragança, Vilar Formoso, Monsanto e em Espanha em Zamora, Salamanca e Cáceres. «"A Raia" combinará elementos históricos e culturais com entretenimento. O principal objetivo desta série é criar uma ponte de união entre Portugal e Espanha, dois países que, apesar de serem vizinhos, são ainda desconhecidos entre si.
"A Raia", composta por 6 capítulos de aproxidamente 30 minutos, tem estreia prevista para o início de 2013. Esta série documental de produção própria, segue os princípios de roadshow e conta a história através de uma viagem de carro de dois aventureiros, um português, Pedro Pernas e outro espanhol, Miguel Ángel Tobías, feita por toda a fronteira entre Espanha e Portugal. Não se conhecem, mas vão ter que partilhar um veículo, 2.000 km de estrada e aprender a conviver da mesma forma que as localidades e pessoas próximas da Raia, bem como descobrir histórias, lugares curiosos, gastronomia, música e tradições.
O ator Pedro Pernas refere que «uma série como "A Raia" é uma aventura para um ator. Até ao momento sempre interpretei personagens. Agora tenho que interpretar Pedro Pernas e espero que saia bem. Li grande parte do que vamos gravar e já sei que vai ser um trabalho muito duro. De qualquer forma, gravar conteúdos para o canal "História" é um luxo. Vamos conhecer a história, tradições, acontecimentos curiosos, gastronomia e sobretudo as pessoas que habitam a raia de um lado e de outro da fronteira».
Para Miguel Ángel Tobías, produtor, realizador e condutor de "A Raia", «participarmos numa série como esta é um desafio profissional». «Já filmei em locais muito complicados do planeta como Haiti, depois do terremoto, ou no Saara – explica, mas o facto de gravar o nosso percurso por toda a fronteira entre Espanha e Portugal sem parar, durante mais de um mês, para captar a essência da viagem, é uma loucura. Contudo, não há outra forma de fazê-lo se queremos mostrar a aventura real que Pedro e eu vamos viver. Esperam-nos centenas de quilómetros e muitas histórias para contar. Uma gravação apaixonante».
In Rádio Fronteira
Sem comentários:
Enviar um comentário