segunda-feira, 17 de junho de 2013

Mogadouro oferece flores para embelezar zona histórica da vila



Com a finalidade de dar "um ar mais colorido" ao centro histórico de Mogadouro, a autarquia transmontana está a distribuir 700 floreiras pelos respectivos moradores.
"As floreiras serão colocadas pelos moradores em janelas ou varandas, para assim tornar aquela área da vila mais colorida", disse à agência Lusa o vereador das obras públicas, António Pimentel.
Segundo o autarca, a iniciativa "está a ser bem recebida”, equacionando-se mesmo uma segunda fase de atribuição de floreiras, “caso as 700 unidades não cheguem para todos".
Entre flores e floreiras a autarquia investiu cerca de 10 mil euros.
A autarquia também já tinha financiado tinta branca para a pintura dos imóveis situados na zona histórica de vila, onde estão os principais monumentos locais como o castelo medieval, a igreja matriz, a igreja da Misericórdia.
A Câmara Municipal prepara ainda um projeto de dinamização comercial para as principais ruas e vielas daquela área onde, num passado recente, estiveram instalados pequenos negócios tradicionais como tabernas, pequenos comércios ou alguns artesãos.
A zona histórica tem perdido população por falta de atividade ou infraestruturas, pelo que a autarquia tenta agora "dar-lhe um outro ânimo", justifica o vereador.
A ideia central passa por “criar incentivos para que as pessoas recuperem as casas ali existentes e se dinamize uma zona da vila que se encontra algo despovoada, criando condições para a fixação da população", acrescentou António Pimentel.
Todo o projecto de requalificação e reabilitação do centro histórico da vila de Mogadouro importa em mais de quatro milhões de euros.


In: Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário